



A presente narrativa irá expor o trabalho realizado pelo Gave ao longo do ano de 2019. O objetivo do grupo de alunos voluntários foi o de auxiliar a docente e a bolsista na idealização e na confecção do material informativo (cartilha – que versou sobre a pessoa em situação de rua e seus direitos) e em sua divulgação (em um evento) para a população de uma cidade do interior de SP.
Tal informativo materializou e traduziu as ações de extensão, isto é, o registro escrito das discussões ocorridas durante as oficinas, em que o saber científico da Universidade se alinhou ao conhecimento do público alvo, resultando em um saber compartilhado. A elaboração da cartilha trouxe além de visibilidade a um dos projetos de extensão desenvolvidos pela Puc-Campinas, como ainda desmistificou e conscientizou a população dos direitos da pessoa em situação de rua, funcionando como um material multiplicador.
CONHEÇA O NOSSO TRABALHO


A PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA
A pessoa em situação de rua se caracteriza como um grupo populacional bastante heterogêneo, pois não há uniformidade em termos de idade, raça e sexo, porém o que mais marca é a variabilidade de permanência nas ruas.
Mas há pontos em comum que devem ser considerados, como a pobreza extrema, a ausência ou fragilidade de vínculos familiares e a inexistência de uma moradia regular.